Valor de vida é tudo que você acredita que é importante para sua vida. Sendo conscientes ou não, os valores de vida são critérios para tomada de decisão e, provavelmente, a medida pela qual você define se está feliz.

Quanto mais uma pessoa consegue agir de acordo com seus valores, mais se sentirá realizada, plena, satisfeita. Por outro lado, quando precisa se comportar de maneira contrária a estes valores, mais stress e infelicidade irá experimentar.

A boa notícia é que é possível usar este conhecimento em benefício próprio. A partir da sua lista pessoal de valores, identifique quais são suas prioridades, aqueles valores dos quais você não quer abrir mão. Faça um ranking dos 3 ou 5 primeiros mais relevantes. Para confirmar esta seleção, lembre-se de momentos da sua história em que se sentiu realizado e perceba se estava vivenciando estes valores. Identifique também situações em que estava infeliz e analise se estes valores estavam sendo negligenciados.

Conhecendo sua lista de valores prioritários, experimente observar como eles influenciam a maneira como você transita pela vida. Existe uma grande chance de que estes valores estejam por trás de várias decisões e comportamentos, inclusive de alguns que você não se orgulha tanto…

Conhecer seus valores é um grande passo de autoconhecimento e vivenciar seus valores, um grande passo para a felicidade.